segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Bem-vindos à Zuckernet: os efeitos de conhecer o mundo através de uma única rede social

A reportagem ilustra a preocupação de Eli Pariser, que elaborou a ideia do "filtro bolha", ou seja, os sites de redes sociais filtram somente visões de mundo de acordo com o seu pensamento e, assim, não dá oportunidade para o contraditório.
Mas quase 100% deles não fazem ideia de que o Facebook edita o que eles veem em suas timelines; de que essa rede social tem um algoritmo escrito por um menino de 26 anos que define o que 1,4 bilhão de pessoas no mundo devem ler; e de que isso empobrece nossa visão de mundo e fere um princípio básico da internet, o de fornecer acesso à informação sem censura e sem filtro.

Os mais apocalípticos dizem que o Facebook é a verdadeira Deep Web, porque tudo o que está ali não é nem indexável nem buscável — pelo menos para nós. Os cientistas de dados da rede social têm acesso ao que 20% da população mundial curte, compartilha, comenta, consome, lê, se interessa, em quem vota, o que come, com quem se relaciona, o que compra, o que ama, o que odeia e tudo o mais que despejamos no Facebook diariamente.

Além de essa inteligência (capaz de prever resultados de eleições) ser vendida para marcas, governos e organizações, há notícias de que são realizados experimentos questionáveis com essa base de usuários. Um desses experimentos vazou para a mídia uma vez, quando eles manipularam as emoções de milhares de usuários só porque... podiam! Isso é o que sabemos, mas existem coisas acontecendo no backstage da nossa rede social favorita de que nem fazemos ideia e que nos afetam diretamente.

Com o objetivo de fazer a rede social ser cada vez mais relevante para os usuários (para que eles não saiam nunca de lá) e com a grande e autoproclamada missão de levar a internet para os dois terços da população mundial que não têm acesso a ela, o Facebook toma medidas extremamente centralizadoras e questionáveis. O Internet.org, seu projeto ~altruísta~ de levar internet gratuita a populações carentes, é uma delas. A pessoa não ganha acesso a toda a internet, ganha acesso ao Facebook e a mais uma pequena porção de outros sites.

Ou seja, a medida expande a base de usuá­­rios do Facebook (que precisa crescer) e corrobora a visão de uma grande parcela de usuários de que o Facebook é TODA a internet. A rede social tornou-se a primeira e principal experiência wébica que muita gente tem aqui no Brasil, e uma parcela enorme dos brasileiros conectados não co­­nhece nada na internet além do Facebook.

Inclusão digital é algo maravilhoso, mas conhecer o mundo através do olhar e das regras de uma única rede social, sem experimentar a verdadeira web, que é livre, colaborativa e criativa, é problemático. O Facebook não é a internet, é a Zuckernet — um cachorro gigante que corre na sua direção e que vai arrancar a sua cabeça... na base da dentada ou da lambida.

Beatriz Granja é Founder e curadora do youPIX e cocuradora da Campus Party Brasil. Seu trabalho busca entender como os jovens brasileiros usam a rede para se expressar e criar movimentos culturais .

Prezadas e Prezados, vocês notaram se isso acontece com vocês? Deem sua opinião sobre o artigo. 

Esse tópico foi sugerido pela colega Gabriela Ketren, da turma A, que sugeriu a leitura de um artigo mais completo que saiu na SuperInteressante de junho/2015, edição 348.

83 comentários:

  1. Realmente nos limitamos ao uso do Facebook e a partir dele acreditamos explorar o mundo como todo,mas o que vemos é só um reflexo do pensamento dos nossos amigos e conceitos que compartilhamos. Gabriela Moreira

    ResponderExcluir
  2. O Facebook para menos para mim não passa de uma ferramenta para conversar com amigos e manter alguns contatos, acesso ele umas 3 ou 4 vezes por dia para conversar e responder posts, até porque já sabia que o conteúdo que eu via era controlado. Se voce tem 800 amigos e vê cerca de 200~300 caras diferentes pra menos, tem algo errado ai. O centro da minha internet é o google por juntar informação de sites que preciso descobrir coisas ou tirar algo de la.

    Matheus Mamede - LBB - Noite

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom o Facebook a cada dia passa a não ter mais graça, e paginas que eram interessantes agora com conteúdos apelativos, e noticias falsas. O Facebook e bom no sentido que unir quem esta longe só para isto mesmo. Nada é real tudo e omitido e exposto de acordo com o interesse tecnológico.

    Daniela Mariana - LBB - Noite

    ResponderExcluir
  6. Acredito que no facebook as pessoas podem 'maquear' quem elas são, e fazer as pessoas as enxergarem como elas querem. Temos várias ferramentas de postar algo somente para certa pessoa ou impedir alguém de ver, é o lugar onde as pessoas expressam suas opiniões, algumas bem abertas, outras nem tanto. Penso que é uma rede social que por um lado ajuda bastante em termos de contato imediato com as pessoas, e por outro lado prejudica pois não sabemos se o que estamos vendo/lendo sobre as pessoas que conhecemos é realmente verdade.

    Jéssica Pertence
    Sala 24 noite

    ResponderExcluir
  7. Em uma rede social onde o interesse é o de, principalmente, atrair a atenção do maior número de pessoas, mesmo em meio a tanta concorrência, a aparência inicial é a que conta. Empresas, fontes de noticias e ate mesmo pessoas mostram em imagens e palavras aquilo que acham que o outro prefere ver. Assim, notícias são manipuladas e alteradas em busca de maior atenção.
    Mas, apesar disso, a informação é rápida, chamativa e de fácil acesso. Acomodam o receptor a apenas esperar que ela chegue até ele ao invés de buscar por outras fontes, principalmente usuários menos acostumados com o meio da internet, como de faixa etárias mais altas.
    Na minha opinião, é um resultado esperado. A televisão já atuava da mesma forma, fornecendo notícias prontas e atrativas, portanto já acostumando seu público. A rede social apenas fornece a ilusão de personalização da busca e de fontes diversificadas.

    Mariana Loschi Salomão
    Publicidade e Propaganda - LBA - noite

    ResponderExcluir
  8. Em uma rede social onde o interesse é o de, principalmente, atrair a atenção do maior número de pessoas, mesmo em meio a tanta concorrência, a aparência inicial é a que conta. Empresas, fontes de noticias e ate mesmo pessoas mostram em imagens e palavras aquilo que acham que o outro prefere ver. Assim, notícias são manipuladas e alteradas em busca de maior atenção.
    Mas, apesar disso, a informação é rápida, chamativa e de fácil acesso. Acomodam o receptor a apenas esperar que ela chegue até ele ao invés de buscar por outras fontes, principalmente usuários menos acostumados com o meio da internet, como de faixa etárias mais altas.
    Na minha opinião, é um resultado esperado. A televisão já atuava da mesma forma, fornecendo notícias prontas e atrativas, portanto já acostumando seu público. A rede social apenas fornece a ilusão de personalização da busca e de fontes diversificadas.

    Mariana Loschi Salomão
    Publicidade e Propaganda - LBA - noite

    ResponderExcluir
  9. As redes sócias vieram para aproximar pessoas do mundo inteiro, de fato isso ocorreu, porém a vida nas redes sociais pode ser uma vida fantasiosa, pois nela podemos postar qualquer coisa, podemos postar uma mentira sobre nos que por estar na rede social acaba virando uma verdade absoluta. Se pararmos pra pensar as redes sócias aproximam sim pessoas porém não sabemos ao certo se o que elas postam expressão sua verdadeira identidade.

    Marcelo Assis pp noite sala 24

    ResponderExcluir
  10. Com o mundo mudando, e as tecnologias avançando, mudamos junto com ele. Assim ocorreu com a criação do Facebook, uma rede social em que você tem contato com pessoas de todo o mundo que possui uma conta nesse aplicativo. Por um lado é ótimo, pois quem você não tem contato faz tempo ou porque mora longe ou por qualquer outro motivo, fica mais fácil de se manter um contato mais próximo através dessa rede social. Outro ponto a se destacar, é a agilidade em que as notícias e informações chegam até os usuários. Por outro lado, as pessoas não estão sabendo usá-la da maneira correta. Existem pessoas, tentando dar golpes, se passando por quem não é, com falsa identidade, tudo para conseguir informações dos usuários. Com isso, temos que tomar cuidados na hora de colocar certos dados pessoais, pois por trás da internet existe interesse em jogo, busca pelo sucesso, mas usando as pessoas de certa maneira.
    Bruna Ribas - LBA - sala16

    ResponderExcluir
  11. As redes sociais tem seus prós e contras. O Facebook ao ser criado, fez com que as pessoas que estão distante uma das outras, não perdessem o contato, e assim se sentissem mais perto, e pudessem compartilhar momentos seja através de fotos, posts e mensagens. Por outro lado, o Facebook tem se tornado um aplicativo de informações de todos os usuários em que são utilizadas de má fé. A manipulação de informações e notícias é muito grande, já que, na internet tudo é muito rápido e de fácil acesso. Com isso, acabamos não sabendo a identidade, ou a verdadeira fonte dos dados.

    GABRIELA E. MENEZES - SALA 16 - LBA NOITE

    ResponderExcluir
  12. Essa definição do Facebook não se encaixa no meu caso, pois não faço uso constante do mesmo, só quando se faz necessário para trabalhos, eventos ou contato com parentes, mas para a população em geral ele se faz necessário e é usado não como ferramenta de conexão e sim como um diário online, sem saber que todas as informações ali postadas por mais que seu perfil seja visível apenas para amigos, está sendo vigiado e controlado pelos criadores da rede social

    Mariana Paiva

    LBB 24, Noite

    ResponderExcluir
  13. Se analisarmos a postura dos usuários do facebook não indo muito longe, visitando apenas as páginas de "amigos" que possuímos, podemos chegar a algumas conclusões:
    - em alguns casos as postagens diminuíram significativamente;
    - alguns postam no facebook apenas de forma indireta, ou seja por aplicativos vinculados como o instagram;
    - os compartilhamentos e curtidas aumentaram gradativamente;
    Nessa perspectiva analiso o facebook como uma ferramenta publicitária na qual acreditamos ter uma "liberdade" de expressão de nossas inclinações, opiniões, identificações e etc. Mas entretanto concordo com o artigo no que se refere a ser pequena a parcela de usuários que sabe o quão podada sua timeline é, e quão grande é sua contribuição ao que chamo de "explícito comportamento pessoal de consumo", sem nenhum pudor a maioria dos usuários denunciam seu comportamento enquanto pessoa e consumidor para que possa ser induzido pela indústria da comunicação, e seus desenvolvedores fazem muito bom uso das informações que lhe são cedidas através de uma ferramenta de colheita de dados disfarçada de ferramenta de entretenimento e conexão social.

    Carolina Maia

    ResponderExcluir
  14. Observando tudo o que temos acesso nos dias de hoje, podemos dizer que o conhecimento digital de um usuário novo nas redes sociais se resumem ao Facebook e Google , que escolhe e definem de acordo com a base deles o que é útil ao usuário.
    Esse controle limita a base de pesquisa de muitos usuários restringindo resultados que seriam importantes apenas por não seguirem as normas padrões aplicadas pelo Facebook e Google de ranqueamento.
    Observamos que isto se aplica não só a população de massa como também as grandes corporações que passar a ter um novo governo responsável por gerir a sobrevivência de seu negócio.
    a "deep web" é o meio considerado livre ao qual os novos usuários e até mesmo muitos dos antigos usuários não tem conhecimento, devido a constante censura aplicada as buscas realizadas.
    Quando passamos a utilizar de nossas redes para atividades de interação que seriam de âmbito pessoal, damos ao facebook e google a liberdade de monitorar todo aquele conteúdo exposto e por ele traçar estratégias que consigo nos limitar ainda mais de acordo com seus algoritmos.

    Guilherme Leal Pacheco LBB - Noite

    ResponderExcluir
  15. A era digital se resume em "facilitar" buscas, sejam elas por emprego,por balada, amigos, romances.
    Tudo o que postamos e/ou pesquisamos o google sabe identificar nossos gostos, a partir dele o facebook te oferece em anuncios na sua pagina principal. Nossa vida é compartilhada na rede, e a partir dela aumentamos nossa bolha de contatos e preferencias. Talvez para quem conheceu as redes sociais somente pelo facebook, não sabem o quanto evoluiu os acessos que tinhamos antigamente. A internet era lenta, somente após meia-noite e o telefone ficava mudo. Hoje para nós é libertador poder utilizar uma intenet " livre" e postar o que quisermos, mas tudo o que postamos é de inteira responsabilidade nossa.

    Joyce Fernanda Assis Silva - LBB

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente, existem pessoas extremamente conformistas, e na rede social é muito fácil e prático de obter informações prontas, sem deixar de lado a descontração que o Facebook proporciona. O perfil destes usuários, não estão preocupados em saber a verdadeira fonte da informação, não estão preocupados em dar o trabalho de abrir o link e ler a matéria por completo. Mas, em apenas com o intuito de compartilhar para saber quantas curtidas e comentários irão repercutir. E essas mesmas pessoas acabam passando informações além do que deviam. E através disso o Facebook filtra esses conteúdos, resultando na manipulação de informações para os usuários. Por isso, quanto menos o Facebook souber da sua vida, é melhor. Ou as pessoas aprendem usar a ferramenta ou irão continuar sendo manipuladas.
    Thais Rodrigues de Freitas - LBB - Sala 24 - Noite

    ResponderExcluir
  17. Mark Zuckerberg não é o grande vilão dessa história, estamos acostumados a culpar o outro dos nossos próprios problemas. Mas a verdade é que não estamos dispostos a buscar a fonte da informação, queremos a informação rápida, mastigada e o quanto mais curta for, melhor. Não queremos ler o que está escrito naquelas palavrinhas miúdas, não queremos nossa vida expostas, não queremos ninguém nos julgando, mas estamos a todo custo buscando "likes" de pessoas que muitas vezes nem se quer conhecemos.
    O que disponibilizamos em nossos perfis é tudo aquilo que queremos passar, mesmo que involuntariamente, compartilhamos links, curtimos coisas do nosso interesse, adicionamos pessoas por mais números (não por grau de amizade) e postamos fotos e textões a qualquer um que queira ver e ler. Na verdade o que nos deixa tão exposto é nossa vontade e desejo de ser visto e lembrado. Mark Zuckerberg utiliza essas informações por que nós mesmos deixamos elas ali, escancaradas.
    Expandir nossa visão com relação a internet é o que deveríamos fazer. Deixar de lado a comodidade e desfrutar de outras redes sociais, outros ambientes, outras plataformas de conteúdos.
    Afinal de contas, não existe uma algema nos mantendo presos ao facebook, não existe ninguem nos obrigando a estar ali.

    Patrícia Fernandes Miranda - LBA - Sala 17 - Noite

    ResponderExcluir
  18. Observo isso através de pessoas mais próximas de mim, o Facebook tem o poder de gerar opinião dos mesmos através de informações que são repassadas e compartilhadas pelos usuários, consequentemente criando uma opinião baseada naquilo que foi lido, seja ela falsa ou não, o facebook não é o culpado totalmente por essa alienação, mas sim nós, que seguimos essa alienação e não procuramos outros meios de pesquisa mais sobre os assuntos de nosso interesse ou sobre as informações que chegam ate nos.

    E também fica a critério de nós usuários de querer ou não expor nossas informações na rede social, sabemos que tudo que colocamos na internet é de fácil acesso para os outros verem, quando menos nos expor melhor será .

    Conforme sitado no texto podemos concluir que temos que ser mais curioso e sempre procurar saber mais além do que vemos no Facebook.

    Stefani moura sala 24

    ResponderExcluir
  19. Apesar da questão do algoritmo do Facebook ser mundial, sabemos que o comportamento dos usuários mudam em cada continente, pais, região, cidade e etc. Infelizmente, o perfil dos brasileiros por questões culturais é bastante limitado em relação a questionamentos. Se uma autoridade formador de opinião, ou até mesmo se uma informação se viralizar pelos meios de comunicação (Facebook, Whatsapp, etc), grande parte da população irá aceitar e concordar com aquilo sem procurar saber a veracidade ou as raízes da informação. Um exemplo claro disso, é o caso de uma dona de cada de 33 anos que foi espancada até a morte na rua de seu bairro por dezenas de pessoas em Guarujá, São Paulo, após a criação de uma página nas redes sociais com uma foto bem parecida com ela, dizendo que a mulher era sequestradora de crianças e que as usavam em rituais de magia negra. Ao ler essa notícia, fica claro como o brasileiro é persuadido por informações até mesmo incabíveis nos dias de hoje. Com isso, apesar do Facebook ter sua parcela de culpa na omissão das informações e notícias, sem contar a persuasão com publicidade, poder de informação e etc, a internet no geral ainda é livre, e com ela podemos obter todas as informações aprofundadas de praticamente, se não de todo tipo de assunto. Para isso, basta não fecharmos os olhos e aceitarmos apenas o que a Zuckernet nos dá, mas sim, abrimos os olhos e a mente para a grande fonte de informação que é a verdadeira Internet!

    Letícia Nayane de Almeira Freitas | Publicidade e Propaganda, LBB, Noite.

    ResponderExcluir
  20. O Facebook é o mundo e o mundo está nele. Talvez para uma grande parcela da sociedade estar conectado signifique acesso rápido a conteúdos e informações sobre o que lhe interessa (amigos, artistas, eventos...), a instantaneidade e prontidão do assunto encanta e envolve, a sensação de controle sobre a “timeline” cria pequenos ditadores do eu e donos de uma verdade própria que curtem, compartilham e se sentem satisfeitos fazendo publicidade de si, podendo assim dormir com a mente em paz pois sua foto/postagem/status/check-in rendeu vários “likes” e “coments” e sua popularidade cresceu perante aos “voyeurs” digitais. Pobre Narcisista.

    Diante do deprimente cenário onde tudo mundo sabe de tudo e ninguém sabe de nada, informações picadas e manipuladas são destiladas diariamente nos olhos dos “hiper” conectados que por algum demérito acabam a introjetando como verdade absoluta. Engraçado vivemos em uma época onde mais se têm acesso à informações e fontes de pesquisa e o que vemos são mentes preguiçosas e moribundas afetadas pelo imediatismo. Talvez seja hora de viver mais, sentir mais, respirar o mundo e as pessoas que nos cercam e abrir os olhos.

    Lucas Megale – LBB1 - Noite

    ResponderExcluir
  21. O facebook é uma rede social, gratuita para os usuários, proveniente de publicidade, incluindo banners e destaques patrocinados no feed de notícias.
    Como tudo na vida tem seus prós e contras, o facebook não é diferente. A rede social permite que várias pessoas se reencontrem, compartilhem momentos da vida e se sintam mais perto uma das outras, além da troca de informações rápidas. Porém, as informações ali transmitidas muitas vezes são manipuladoras e existem pessoas conectadas que agem de má fé. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, com mais facilidade no acesso as informações/pesquisas, mas no contentamos com o que aparece ali, na nossa timeline.

    Marina Dell'areti S. Fonseca - LBA - noite

    ResponderExcluir
  22. É uma rede que nos permite estar em contato com pessoas distantes, compartilhar, expor nossas opiniões, e etc. No entanto, também é um meio de informação, no qual muitas pessoas se limitam a olhar só ali, afinal é um meio rápido de fácil acesso a informação, mas que muitas das vezes não necessariamente são verídicas.
    O Facebook veio para ficar, mas temos que ser mais curiosos, mais interessados, e buscar conhecer outras fontes de informação, além do Facebbok.

    Sabrina Carla - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  23. Ao mesmo tempo a rede social, que tem o intuito de nos unir, pode nos afastar da vida real e nos tornar uma pessoa anti social. O perigo também é que ele já está se tornando um rede de comunicação e informação em massa, sem fontes confiáveis, e cada vez mais as pessoas estão linkadas com o Facebook. A própria mulher que foi linxada e morta por um erro de informação mostra o poder que essa "nova mídia" tem tornado.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o que foi dito no artigo. Normalmente, quando baseamos em uma rede social para absorver das noticias que envolvem todo o universo em que vivemos, não demos conta de que tudo que é publicado nas timelines são friamente editadas e escolhidas a dedo, isso pode gerar um sério problema na interação e na postura das pessoas na sociedade.

    Na medida em que as informações são filtradas, algumas delas são eliminadas por talvez não fazer parte do perfil do usuário, o que leva a desatualização e um certo bloqueio de interação com o coletivo.

    Com isso, o certo seria além de visitar a rede social que faz esse tipo de filtro e censura, é necessário e extremamente fundamental que visitemos outros sites de diversos gêneros para que possamos sair dessa visão pobre e restringida, para uma visão real do mundo em que vivemos.

    Camila Torres - PP/LBA Noite.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Penso que uma das maiores desvantagens das redes sociais é a possibilidade de seus dados pessoais serem utilizados por criminosos para cometer algum delito, uma vez que nem mesmo a maior rede social do mundo garante total segurança de seus usuários. Não podemos nos esquecer de que às vezes somos-nos mesmos que disponibilizamos nossas informações pessoais na rede para qualquer um visualizar.

    Outro problema que cerca as redes sociais é o excesso de uso. Muitas pesquisas que foram feita sobre este temas, revela que para algumas pessoas pode ser mais difícil resistir às tentações do Facebook e do Twitter, do que dizer não ao álcool e ao cigarro.

    A sociedade não pode deixar estes meios de comunicação se tornar um vício, pois isto em longo prazo pode formar uma população com dificuldades de comunicação e pessoas incapazes de expressar seus sentimentos na vida real.

    Guilherme Andrade / Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  28. Em muitos casos as noticias ou dicas postadas em redes sociais não são verdade, por isso é de extrema importância a apuração de tudo que lemos ou ouvimos. A facilidade de conectar com amigos e obter informações do mundo em uma única página pode nos tornar preguiçosos para ler jornal, assistir TV ou até mesmo consultar outras páginas da internet. Não podemos perder o habito de questionar, argumentar e pesquisar.



    Magda Dias, LBA , sala 16

    ResponderExcluir
  29. É notável que nosso feed no Facebook mostra a maioria do tempo assuntos e anúncios relacionados aos nossos gostos e preferências. O Facebook se tornou hoje uma potência que é capaz de interferir até mesmo no nosso comportamento. Muita gente, inclusive eu quando abre o notebook ou até mesmo o celular a primeira coisa que ser faz é dar “uma checada” no que está acontecendo no Facebook. Concordo com o fato de que manipular o que podemos ver no Face é problemático, pois limita de certa forma nossos novos conhecimentos, porém, o Facebook é uma rede onde podemos acessar e ficarmos antenados. Por essa rede conseguimos saber o que está acontecendo no mundo, os assuntos mais comentados, trocamos informações e até mesmo materiais de estudo. A meu ver o Facebook por mais que manipule conteúdo e restringe a busca de muitas pessoas ainda tem seu papel importante como meio de comunicação.

    Isabella Oliveira Alves

    ResponderExcluir
  30. De fato, muitas pessoas se limitam ao acesso a essa rede social, e, de fato, nos cega em relação a todas as possibilidades que a internet nos oferece. Conseguimos sim ter informações do que está acontecendo no mundo, conseguimos nos comunicar com entes queridos e distantes, porém tudo é muito raso e falso. Diferente das demais redes, acredito que a forma de utilização do Facebook o tornou o que é hoje. O que era pra ser apenas uma forma de se comunicar uns com os outros, se tornou um instrumento de disseminação de informação em massa.
    Fato é que as pessoas se acomodaram em ter tudo em um lugar só, sem precisar pesquisar, sem precisar sair de um único aplicativo.
    PP LBA/Noite - Sala 16

    ResponderExcluir
  31. Claramente o Facebook tem grande atuação em minha vida, como diz ai no artigo "ruim com ele, pior sem ele". Porém venho melhorando bastante e tenho deixado o Facebook bem de lado, usando apenas para conversar com os amigos. Mas é bem cansativo pois são sempre as mesmas coisas, as mesmas discussões, creio que poderia ser muito mais interativa, onde pudessemos interagir com gente do mundo todo o tempo todo e sempre ter feeds diferenciados. Mas tem um porém, isso ocorre com todas as redes sociais que ao iniciar suas atividades são sempre bem vindos e bem vistos e com o passar do tempo vamos nos sentindo como um robô, isso ocorreu com o orkut que foi decaindo e abrindo espaço para o facebook, e assim por diante!! Hoje em dia apesar de sempre estar acessado a rede, não fico mais descendo o feed até cansar, pois nada mais importa, sendo assim, sempre buscos sites mais interessantes.

    ResponderExcluir
  32. Existem mais de um bilhão de pessoas usando o Facebook acho que como publicitários e sabendo dessas limitações de visualiçao na rede social, nos da opções maiores onde podemos direcionar propagandas que alcancem o grupo de pessoas que quisermos, e se o investimento for bom podemos ultilizar desse grande banco de dados e aproveitar essa oportunidade para ver alem da rotina de simplesmente bater papo com familiares e curtir posts dos amigos.

    Thays ferreira da silva
    pp noite lbb

    ResponderExcluir
  33. O facebook, ainda que um cachorro gigante, traz consigo a diversão na brincadeira e nas lambidas, porém te morde ao te privar do informações que talvez você PRECISARIA ter. E dentre essas duas definições tem as informações, os amigos, o contato, a publicidade e movimentos culturais que surgiram a partir dali, por isso, não seria "bacana" não reconhecer que existe um lado legal no facebook e para quem sabe usa-lo e tem ciencia do poder dele, pode ter uma ferramenta potencializadora do alcance das ideias.

    Não é uma questão de ter graça ou não, é uma questão de utilidade: é util para algumas coisas que se propões e inutil para outras que talvez nem se proponha mas a gente espera que ele faça, rs, assim como qualquer rede social.

    Sou usuária da maioria das redes sociais que tem disponiveis por esse mundo da internet, e "ouso" afirmar que o facebook cumpre com aquilo que ele se propôs desde o ínicio, ponto, porém, ele controla demais informações que seriam interessantes poder ver, isso muda com o tempo caso ele perca seu publico, algoritimos programaticos (inteligentes) estão aí pra isso.


    Tamires Serra, pp, noite

    ResponderExcluir
  34. Apesar de frequentemente acessar sites de notícias e diversos outros sites que a Web fornece, a maior parte dos meus acessos diários são do Facebook. Porém não entro em busca das informações mais importantes e sei que nem tudo o que postado na rede, deve ser visto como confiável. Entro em busca de distração e entretenimento.
    Durante meu uso, já percebi que determinados assuntos são mostrados com mais enfase e frequencia, pelo fato da rede "saber" tudo o que curto, o que me interessa, os temas que são mais pertinentes.
    Para muitos a falta de informação sobre o funcionamento do Facebook, faz com que acreditem em boa parte do que veem nada rede, o que não é correto, e de certa forma acaba criando diversas opiniões, pensamentos e posicionamentos errados.

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho o Facebook como uma ferramenta de comunicação e compartilhamento, comunicação da perspectiva de poder mandar mensagens e interagir com pessoas distantes, e compartilhamento na perspectiva de poder compartilhar momentos com outras pessoas.
    O Facebook não é uma fonte de informação, muito menos o centro da internet, para isso acho que o Google exerce uma melhor função.
    De qualquer forma não podemos ter somente a internet ou um site especifico como unica fonte de informação e verdade absoluta, sempre devemos pesquisar e verificar informações em fontes diferentes para depois acreditar na veracidade dela.

    Izabella Lopes, LBB, noite, sala 24


    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. O facebook já passou por tantas atualizações, que é praticamente impossível que os heavy users da plataforma não tenham percebido o quanto o conteúdo foi sendo segmentado ao longo do tempo. É ingenuo pensar que a segmentação é realizada pensando nos interesses e afinidades do usuário, apenas, como sugere o Edge Rank (Ranking usado pelo Facebook para determinar o que o usuário visualiza). Esta segmentação ocorre, sobretudo, para que o facebook aumente o número de informações relevantes e mais importante, vendáveis. Informação é caro e sobre esta base que o facebook se estabelece, a despeito de todo altruísmo que os seus projetos chamem para si. É essencial ter uma visão crítica sobre o uso da ferramenta para que as nossas informações, que nos são preciosas, não parem nas mão de empresas oportunistas, sem que tenhamos consciência de que nós mesmos permitimos isso. Se a cabeça vai ou não ser arrancada, dependerá do comportamento dos usuários.

    Raquel Batista - PP - LBA

    ResponderExcluir
  38. A corrida por uma referencia é uma busca incansável de todos os dias. A cada que passa o Facebook tem sido referencia entre rodas de amigo e trabalhos de faculdade. A colaboração da rede social acaba quando o assunto é relevante e de grande importância. Tudo o que é dito nas redes sociais precisar ser investigado e estudado, quando o usuário não tem conhecimentos de outras redes de pesquisas o Facebook torná-se o principal meio de informação. O Facebook é uma rede com múltiplos conteúdos que precisam ser peneirados. Comigo isso nunca aconteceu por que aprendi a usar a rede social como espelho de "tendencias" momentâneas, quando o assunto é serio e precisa de referencias uso outras formas de pesquisa e/ou mecanismo.

    ResponderExcluir

  39. Concordo com Beatriz no sentido de que hoje muitas pessoas tem o Facebook como a internet em si. Em termos de usabilidade, são pouquíssimas pessoas que se dão conta de que quanto mais informações são "cedidas" ao Facebook, mais limitado é o universo de acesso a conteúdo na rede social. No final, percebe-se que é diferente acessar um ponto de vista tão diferente do que já estamos acostumados a ler em nossas timelines, uma vez que os assuntos que lemos, compartilhamos e acessamos giram em torno de "tags" idênticas.

    Confesso que eu já fui muito mais ativo no uso do Facebook do que o que sou hoje. Tenho o Facebook como uma grande fonte de relacionamento com outras pessoas, meio que um agenda de contatos virtuais, do que como uma rede social para expressar opinião através de comentários e compartilhamentos. Mas o universo de pessoas que ainda o tem como única fonte de informação, conteúdo e entretenimento ainda é grande. O que faz marcas ficarem de olho nos movimentos de interação e como levar informações relevantes ou nem tão relevantes assim aos seus fãs.

    Gleidistone Antonio | LBA

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. "[...] o artista vai onde o povo está". Parafraseando o poeta citado por Chitãozinho e Xororó (nostálgico), para nós, quase comunicólogos por formação, devemos dedicar atenção à mídias que estão em voga. Aquelas utilizadas pela maioria. O Facebook é hoje uma ferramenta extremamente útil para as pessoas. Seja como fonte de informação sobre todos os assuntos, elevação de auto estima, paquera, para manter aquecido o círculo social ou mesmo para mostrar-se antenado à tecnologia, e só. Mas o comportamento dos usuários, seja nesta ou nas próximas ferramentas digitais que surgirão, é apenas um reflexo e um fragmento de comportamento humano, existente antes mesmo da internet. Nos mantermos informados sobre tudo que consumimos e utilizamos é importante, fundamental. Mas é algo que vem se perdendo todos os dias, nesta onda de massa aonde nós, seres humanos, deixamos nos levar pela preferência da maioria, mesmo que a maioria não saiba bem o que prefere.

    Bruno Costa - PP Sala 24

    ResponderExcluir
  42. Muitas pessoas se limitam ao acesso dessas redes sociais na busca de informações, e se esquecem do que as demais fontes de pesquisas podem nos oferecer.
    Manipular o que podemos ver é uma desvantagem, pois limita nosso leque de informações diante de assuntos distintos.
    Particularmente, a minha rede social se restringe em manter relacionamentos com pessoas que não são tão próximas, e para algumas postagem de momentos com amigos.
    Acredito que o Facebook não é o melhor lugar para se expressar determinadas opiniões, pois ele cria uma visão do usuário a partir do que ele diz.
    Quanto menos se expor, melhor!

    Camila Thaís Espinula - LBA - Noite - Sala 16

    ResponderExcluir
  43. Tive essa atitude no primeiro contato com o Facebook, estava desnublada com a rede. O tempo passou e comecei a entender que existe muito mais, confesso que era por causa da ignorância, falta de conhecimento que não navegava pela internet.
    Naquela época do orkut e logo depois o Facebook, o computador estava começando a se popularizar, então com esse tempo fui evoluindo também com a internet.
    Atualmente o rede social não é tão importante assim na minha concepção, o que observo são os pais, avós, que entraram á pouco tempo e tem a mesma atitude que eu tive no começo. À dúvida que tenho, é se eles iram continuaram virados para a parede da caverna, só observando as sombras passando.

    Laís Fonseca – LBB1 - Noite

    ResponderExcluir
  44. Tive essa atitude no primeiro contato com o Facebook, estava desnublada com a rede. O tempo passou e comecei a entender que existe muito mais, confesso que era por causa da ignorância, falta de conhecimento que não navegava pela internet.
    Naquela época do orkut e logo depois o Facebook, o computador estava começando a se popularizar, então com esse tempo fui evoluindo também com a internet.
    Atualmente o rede social não é tão importante assim na minha concepção, o que observo são os pais, avós, que entraram á pouco tempo e tem a mesma atitude que eu tive no começo. À dúvida que tenho, é se eles iram continuaram virados para a parede da caverna, só observando as sombras passando.

    Laís Fonseca – LBB1 - Noite

    ResponderExcluir
  45. O Facebook, assim como todas as outras redes sociais, estão presentes em nosso dia a dia. E, por isso, tem um certo poder de influência no comportamento da sociedade.

    O conteúdo apresentado no feed de notícias do Facebook para o usuário é segmentando e, com a junção da ferramenta para poder estar relacionado com amigos e família, isso acomodou as pessoas a buscarem por informação em outra plataforma.

    Há anos atrás, o rádio e a televisão era quem exercia essa função e, houve uma certa catarse em poder ver todo esse conceito tão visivelmente alterado, como se houvesse alguma confirmação de que tudo tem a sua época e o seu ciclo de vida.

    De certa forma, o facebook tem o lado positivo, já que em termos de publicidade, a sociedade estava acostumada com uma comunicação de “mão única” e, agora, os usuários impactados podem comentar e compartilhar sua opinião.

    Régis Marley - LBA - Noite - Sala 16

    ResponderExcluir
  46. O facebook, é uma grande rede social gratuita, onde as pessoas podem se comunicar e compartilhar seus interesses de qualquer parte do mundo.

    As pessoas estão o tempo todo compartilhando momentos, noticias, vídeos, entre outras. Mas o que muitos não sabem é que o elas estão sendo "vigiadas”. Através de palavras chaves, localização, e interesses, o facebook cria o perfil do usuário. Assim eles vendem para as empresas espaços de publicidades de acordo com cada perfil, fazendo assim com que as coisas que aparecem nas timelines sejam todos programados para aquelas pessoas.

    Gabriela Ketren – LBA Noite

    ResponderExcluir
  47. Nas redes sociais podemos ser o quiser e estar em qualquer lugar e qualquer hora basta clicar no botão de fazer chekin. As redes sociais vieram para aproximar as pessoas mas no meu ponto de vista ela aproximou quem mora longe e afastou quem está perto, o tempo todo vemos as pessoas conectadas jogando informações de suas vidas nas redes mais elas não sabem que o tempo todo elas estão sendo monitoradas! Muitas pessoas jogam informações falsas de sua vida e muitas acreditam viver a vida que foi criada nas redes.
    Larissa Fernanda de Almeida - sala 16 LBA noite

    ResponderExcluir
  48. O facebook é uma rede social, onde as pessoas podem expressar o que elas são ou o que elas pensam o que realmente são. É criado atrás do perfil na rede uma ilusão de realidade, onde é criado um mundo utópico em que todos são críticos e felizes, onde grande parte das críticas não fundamentadas e o sentimento dessa falsa felicidade é criada através de fotos, curtidas e compartilhamento, além de ter uma busca incessante por “likes” que criam uma falsa noção de popularidade.
    Quando paramos para pensar sobre tudo o que acontece na internet ficamos assustados, através de um sistema hoje denominado BIG DATA. Redes sociais, sites de busca, grandes marcas, entre outros, possuem acesso a tudo o que acessamos e a partir daí eles fazem um mapeamento do nosso perfil e nos coloca um grupo juntamente com pessoas de perfil parecido. Esse sistema atualmente é bastante utilizado na área comercial para atingir seu target, porém ele entra também na área informativa, onde todo o conteúdo que eles deduzem que é de seu interesse e está relacionado com seu perfil. É isso o que o facebook faz para encaminhar as informações para nossa time line, o erro é não em si da rede social e a programação do seu criador por mostrar informações que de certa forma pode alienar seu consumidor, mas sim os usuários que não buscam informações mais apuradas sobre os assuntos, pois ficam acomodados em ver apenas os assuntos da forma que os agradam. O que todos devemos fazer é expandir nossa relação aos conteúdos abordados na internet e ao mesmo tempo expandir nossa visão sobre o papel da internet em nossa vida, onde saímos da nossa zona de conforto para irmos atrás de conhecimento.
    Diego Matheus da Silva Siuves – LBB – SALA 24

    ResponderExcluir
  49. Cada vez mais as barreiras se aproximam, antes tínhamos uma barreira física, social e cultural, agora com o mundo online e sua mais famosa rede social o Facebook, aproximação de quem antes não tinha oportunidade de se conhecer e compartilhar ideias, agora têm. Viva a internet colaborativa ou 2.0. Contudo essa liberdade de expressões, valores e pensamentos são cada vez menos ponderados e consequentemente cada vez mais monitorado. Todas as informações processadas, seja compartilhada, curtida, postada ou outros é monitorado. Partindo disso olhando com um âmbito de comunicador, isso é ótimo, pois é a partir destas predileções que o nosso anúncio de Facebook é incorporado e veiculado no sistema. Usando de tags (palavras chaves, ex: moda, maquiagem e outros) o nosso anúncio é direcionado ao público que realmente seria impactado. Pode-se direcionar de acordo com idade, gênero e região também. Por mais que seja uma visão um tanto quanto maquiavélica a reunião de dados sem a ciência do usuário , para nós comunicadores é um mar de informações vulneráveis e aplicáveis.


    João Cláudio Santos - Sala 16 - LBA NOITE

    ResponderExcluir
  50. As redes sociais transformaram o jeito como as pessoas avaliam o que acontece à sua volta. A Web 2.0 revolucionou o mundo da internet e deu voz aos usuários, que agora são colaboradores ativos. Os indivíduos se integram aos seus semelhantes e estão prontos para dar suas opiniões, defender causas e, sobretudo, abrir o livro da sua vida para todos que alí estão conectados. Porém, toda "revolução" tem suas consequências. Não podemos negar o fato de que as redes sociais, ao mesmo tempo que nos abrem um espaço gigantesco, dando-nos possibilidades de interação, ligando mundos distintos, nos limita no que diz respeito ao acesso à informações. Acredito no seguinte pensamento: "a casa é minha e eu faço dentro dela o que eu quiser". Acho que é mais ou menos isso que acontece com o Facebook e outras redes sociais. Mas ele não caminha sozinho. Milhares de empresas, desde às pequenas às multinacionais, mantêm a "Zuckernet". Nosso pensamento crítico quanto à esta manipulação de informações deve ir além da timeline do Facebook. Precisamos avaliar o quanto as empresas são também responsáveis por esse lado negativo das redes sociais. Afinal, são elas que investem no "espetáculo" e mantém o "circo" com a lona armada.
    Ícaro Silva, Sala 24 - LBB Noite

    ResponderExcluir
  51. A verdade é que sem facebook ninguém mais vive , tem prós e contras. A tecnologia hoje em dia pode ser benéfica ou maléfica, o importante é saber usar.Hoje em dia ficamos presos ao comodismo ate mesmo na internet , onde usamos o face e o google como forma de nos informar, não damos muita atenção se a noticia é de fato verdadeira e nos influenciamos por postagens e curtidas . Redes sociais nos facilitam a encontrar tudo que buscamos mais realmente é um cachorro grande correndo atrás de você na praça ! nunca se sabe ate que ponto é bom ou ruim
    Gleyce M Lbb noite

    ResponderExcluir
  52. Mesmo ciente de tudo o que se passa com o Facebook e certo de que não nos baseamos completamente nessa rede social para obter notícias do mundo, ainda sim somos, mesmo que um pouco, influenciados por ela.

    Ter interesse em outros meios de comunicação, seja radio, TV, jornais e revistas, ou mesmo a internet como um todo, é muito importante para termos a capacidade de desenvolvermos nossas próprias opiniões sobre o mundo, e não apenas replicar opiniões de amigos virtuais em que nem sempre podemos confiar.

    Não acho que o assunto abordado no artigo acontece comigo. Mas mesmo com essa certeza, não deixo me assegurar da vericidade dos fatos tanto nas redes sociais, quanto na imensidão da web.

    Luander Lennon | PP | Noite | LBB

    ResponderExcluir
  53. Como citado no post, para 30% dos usuários, o Facebook é a principal fonte de pesquisa de informações. O problema é que o Facebook é uma rede social colaborativa, que pode ser informativa sim, mas que também pode trazer informações falsas ou até adaptadas a determinado ponto de vista, de acordo com o que o usuário acredita. Explicando de forma mais clara, o usuário pode postar uma informação correta, mas também pode adaptá-lá de acordo com seu interesse político, por exemplo, ou de acordo com a ideia que ele defende. Para que uma sociedade seja formadora de opinião, é necessário que todos tenham consciência que ler a mesma informação através de fontes diferentes é fundamental.

    Pesquisar é a chave. A WEB é uma grande ferramenta para adquirirmos conhecimento. Não posso deixar de citar também como referências: TV, Rádio, Revistas e Jornais. Estar atualizado é buscar as noticiais e acontecimentos em fontes confiáveis e diversas.

    Outro ponto fraco do Facebook é o filtro de informações. Embora seja "encantador" o fato de podermos ler apenas aquilo que gostaríamos, o mundo não gira em torno das coisas que queremos, e precisamos acompanhar o mundo, tanto para expandir o conhecimento, quanto para estar por dentro dos acontecimentos.

    Fernanda Magri - PP 6º período LBA Noite

    ResponderExcluir
  54. A lina entre utilizar a rede social como forma de interação e ser escravo dela está cada vez mais tênue. Se compararmos o tempo que gastamos nessa interação e imersão no Facebook, com o tempo que investimos em buscar interações que realmente vão nos tornar melhores iremos perceber o enorme desperdício de tempo e esforço em uma ferramenta que não faz mais que substituir um papel, que outrora, era desempenhado naturalmente.

    Henrique Parentoni - LBB noite

    ResponderExcluir
  55. Podemos perceber primeiramente o equivoco causado pelas pessoas que tratam o Facebook como principal fonte de noticias. Assim como o Wikipedia, o Facebook é uma rede colaborativa que muitas pessoas utilizam para compartilhar opiniões pessoais que algumas vezes se passam como fatos verídicos.
    Vale ressaltar também, que o modelo utilizado pelo Facebook de filtros, pelo menos por mim é de grande importância, se busco resultados de outros temas tenho o Google, mas como uma rede social acredito que sua funcionalidade de filtros nos mantem naquilo que realmente é de nosso interesse. Algumas vezes precipitadas, mas de fato coerente com a intenção da rede social.

    Felipe Maciel - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  56. Realmente este assunto é muito polêmico, algumas redes sociais e serviços na internet possuem muita informação sobre os usuários, informações que nem sabemos que estão sendo guardadas e usadas por eles (seja para pesquisa ou para fins comerciais). Hoje em dia os smartphones gravam até mesmo a localização que percorremos durante e o dia, o horário que ficamos nessas localizações, nossas musica, marcas e interesses preferidos, endereços, fotos e até mesmo conta bancária. E se não concordarmos com em passar essas informações, através dos termos de serviço, estamos abrindo mão de várias funcionalidades que essas tecnologias nos proporcionam.
    É como a autora falou, não sabemos se o cão vai nos morder ou dar uma lambida. Quanto usamos um produto sem pagar nada(google, facebook, e muitos outros) quer dizer que somos o produto.

    Eugênio Sávio Ribeiro Filho

    ResponderExcluir
  57. Realmente, para algumas pessoas, o Facebook é a única fonte de conteúdo consumido na web, mas será que esse conteúdo é verdadeiro? Será que podemos confiar em tudo que o Facebook nos mostra? Acho que não...
    Como profissionais da comunicação, não podemos pegar uma rede, onde todos podem postar o que quiser e tomar como fontes verdadeiras, é possível fazer um filtro de tudo que é visto.

    Paulo César Soares - LBA Noite

    ResponderExcluir
  58. É fato que nos dias de hoje, muitas pessoas vivam mais no mundo virtual do que o real, levam o Facebook como modo de vida, estão presentes a todo momento postando tudo que acontece em sua vida, deixando assim de aproveitar realmente cada momento. E com isso, tomamos tudo que nos é apresentado ali como verdade, sendo assim acabamos por nos tornar "escravos" desta forma de comunicação, passando a viver pra ela, e não pra nós mesmos.

    Jael Paula - LBB-noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  59. Não coloco o Facebook como o grande vilão.
    No Brasil, desde os tempos do Orkut, a inclusão digital e popularização da internet se deu através das redes sociais.

    Torna-se muito mais fácil, ter os primeiros contatos com a internet, através de plataformas interativas, e com interface amigável e intuitiva como as redes sociais.

    O problema disso, é que mesmo após este primeiro contato, a expansão do uso das ferramentas da internet ainda tem como base, para estas pessoas, a rede social. É muito comum uma pessoa buscar uma página do Facebook por exemplo, para depois ser direcionada a um blog ou site específico.

    Karine Cássia -LBA Noite

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. O facebook é uma ótima ferramenta quando bem utilizada. A forma como usamos é o problema. O individuo escolhe o que ele quer acessar e se realmente não tiver controle, se restringe a redes sociais.
    Quanto a intenção do projeto internet.org é lamentável, pensando que o acesso é tão restrito e que serve apenas para que o facebook tenha mais usuários.

    Fabiano D. Dias Ferreira - LBB noite

    ResponderExcluir
  62. Na minha opinião o Facebook não é um inimigo. Mark Zuckerberg é um empresário visionário que vai sim buscar seu lucro e a expansão do seu negócio; assim como todos os empresários. O problema são os internautas (me incluo) que se deixam levar por uma mera rede social, deixando com que ela tenha grande importância em suas vidas e seja a única fonte de informação. De qualquer forma todo fornecedor de notícias vai manipulá-las de alguma forma. Acredito que o internauta deve buscar várias fontes de informações para assim fazer uma análise crítica e depois tirar suas conclusões a respeito da notícia.


    Deborah Kellen Trindade Ferreira – LBA, noite, Publicidade

    ResponderExcluir
  63. O Facebook é um ótimo instrumento quando utilizada de forma adequada, para quem não saber usar é um grande perigo. Eu não deixo que isso influencia no meu modo de usa-lo, pois sei muito bem o que estou fazendo. Mas há muitas pessoas leigas no uso da ferramenta que isso pode ser um perigo se usada de forma inadequada, ela pode vim ate destruir a vida da pessoa, mas se temos a consciência do que estamos usando não vejo nada de ruim nisso, só precisamos saber com que estamos lidando, para não sermos influenciados pelo erro.


    Rayana Mendes - LBA - Sala 16

    ResponderExcluir
  64. A inclusão social reflete na forma como as pessoas avaliam tudo o que acontece à sua volta e no mundo. Com a evolução das redes sociais, podemos observar a mudança no comportamento e perfil dos usuários, que vai ao encontro das novas formas de comunicação utilizadas nas redes sociais.
    Nos dias de hoje as ferramentas interativas são utilizadas tanto em ambientes corporativos como em redes sociais.
    No Facebook é possível participar de diferentes grupos, criar redes próprias, postar anúncios o tudo o quanto mais baseados em colaboração e interação, o que auxilia as empresas, sendo grande aliada à expansão da internet e suas aplicações no desenvolvimento de estratégias de negócios mais certeiras junto ao seu público-alvo.
    Como todo meio de mídia, o Facebook tem o seu lado positivo e negativo. É muito importante saber fazer uso da ferramenta de forma consciente.


    Thaís M. Oliveira - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  65. Grande parte dos usuários das redes sociais, tem se baseado nelas especificamente, para coleta de informações gerais. No entanto, é importante lembrar que muitas das informações compartilhadas no Facebook, por exemplo, não são de todo verdadeiras. No auge da popularização da internet e com a chegada das redes sociais, era muito comum, ver pessoas acreditando piamente em tudo que era compartilhado, no entanto, na atualidade, é possível ver uma certa desconfiança em relação a algumas informações.
    Acredito que, cada vez mais, é possível observar maneiras alternativas de obter conhecimento, basta buscarmos nos lugares certos.

    Camile Rocha de Melo - PP - LBA/Noite

    ResponderExcluir
  66. Grande parte dos usuários das redes sociais, tem se baseado nelas especificamente, para coleta de informações gerais. No entanto, é importante lembrar que muitas das informações compartilhadas no Facebook, por exemplo, não são de todo verdadeiras. No auge da popularização da internet e com a chegada das redes sociais, era muito comum, ver pessoas acreditando piamente em tudo que era compartilhado, no entanto, na atualidade, é possível ver uma certa desconfiança em relação a algumas informações.
    Acredito que, cada vez mais, é possível observar maneiras alternativas de obter conhecimento, basta buscarmos nos lugares certos.

    Camile Rocha de Melo - PP - LBA/Noite

    ResponderExcluir
  67. O Facebook se tornou funcional não apenas para seu uso pessoa física, mas em relacionamento empresarial também.
    Empresas de pequeno, médio e grande porte permitiram conhecer o lado Facebook comercial.
    O campo das redes sociais se tornou amplo e valioso, e o Facebook lidera esse mercado.
    Ao meu ver, os recursos disponiveis devem de ser muito bem trabalhados para se tornarem benéficos a quem o utiliza, trazendo assim recompensas comerciais.

    Bruno Ítalo P. Duarte - PP - LBA NOITE

    ResponderExcluir
  68. A rede Social é ótima e não apresenta perigo nenhum. Creio que o problema esta na pessoa por trás de seu uso. Se ela não sabe como funciona realmente a ferramenta e utiliza de forma inadequada para distorcer sua realidade, ai sim esta o problema.
    Seguir dicas ou ter opinião parecida com algo postado no Facebook é diferente de alguém se deixar ditar pela rede, alguém que se aliena e segue veemente como se fosse a bíblia contemporânea.
    Como qualquer outra mídia tem seus pontos positivos bem alinhados aos seus pontos negativos. Basta serem bem empregados e utilizados por seus consumidores.

    João Carlos Netto – LBB – Sala 24 – Noite

    ResponderExcluir
  69. O facebook e uma ótima ferramenta para divulgação de trabalho, de marcas, eventos, e etc. criando uma time line conseguimos divulgar e mostrar para varias pessoas ao mesmo tempo.
    Muitas pessoas tem como referência sobre a internet o facebook seu primeiro contato com as redes sociais e por ele, depois de um tempo de utilização da rede, as pessoas começam a conhecer outras opções de entretenimento, começam a conhecer sites, blogs, fazer pesquisas pelo google, acessar o youtube.

    Hoje em dia as empresas adotaram essa ferramento como uma forma de apresentar e falar sobre o que fazem, suas propostas, elas também usam a ferramenta para monitorar funcionários .
    A rede disponibiliza varias oportunidades para os pequenos empresários, basta saber usufruir da rede que ela se torna favorável para seu negocio, más também pode uma porta para o fracasso, se a empresa não souber utiliza-lá pode reverter essa ferramenta contra .

    Leane Damasceno
    Publicidade- LBA

    ResponderExcluir
  70. Flávia Melgaço Rangel - 6° período Noite LBA6 de outubro de 2015 às 18:06

    Acredito que o fator cultural de cada indivíduo interfere diretamente em sua referência de Internet e Facebook. Não acho que pode-se generalizar todo os indivíduos como participantes de uma só atitude e pensamento. O uso dos jovens brasileiros perante a Internet, por exemplo, é apontado como péssimo em relação a outros países. Porém em muitas partes do mundo a situação é contrária, Mark Zuckemberg anunciou o lançamento do "dislike" através de sua análise de público e mercado onde determina que grande parte da população que utiliza o Facebook utilizará o botão de forma correta (entendendo que ele pode servir não para críticas desconstrutivas sobre algo ou alguém, e sim expressar empatia e simpatia quando nem todo momento é um bom momento). Vale lembrar que mesmo o facebook sendo o mais utilizado atualmente, existem outras redes sociais em alta além do Facebook e que são utilizadíssimas por número significantes de usuários ao redor do mundo, tirando ele do argumento de ser único foco para todos os usuários. Concordo com fatores citados que são realidade e discordo onde o texto cita os pontos negativos do Facebook em relação a obtenção dos dados dos usuários, pois na própria Internet onde a autora concorda que deveria ser mais explorado pela população, também acontece um forte monitoramento de dados e universo da vida de cada um, a menos que seja feita a utilização da Deep Web. Acredito que a visão geral da autora sobre o Facebook e o universo dos usuários, é bastante retilínea e limitada.

    ResponderExcluir
  71. Para boa parte da população, o facebook é fonte principal de informações acerca de conhecimentos gerais. Apesar de ter seu conteúdo editado, e de certa forma manipulado para cada perfil de usuário, a rede social apresenta um leque bem variado de notícias que podem ser acessadas facilmente e durante um curto intervalo de tempo. Dessa forma, algumas pessoas utilizam o facebook como modo de descobrir o que está acontecendo em sua região, país, pois assim se sentem mais antenadas, e menos desatualizadas, utilizando a ferramenta não apenas para ler os status dos amigos e compartilhar fotos dos passeios de fim de semana, mas para obter conhecimento também.

    Camilla Amaral - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  72. Acredito que hoje em dia o facebook ficou banalizado, e nele podemos omitir muito do que somos, passar outras impressões, se esconder atrás de um computador e aderir uma imagem que não é real. O lado bom é poder unir as pessoas que só tem como se comunicar através dele, e a facilidade que nos da para comunicação em geral, mas tirando isso, não vejo muito utilidade, e não é minha rede socia preferida.

    Jéssica Pertence
    Sala 24 noite LBB

    ResponderExcluir
  73. O problema todo, é que no Facebook, as pessoas podem ser o que elas realmente querem ser. Podem mostrar uma outra imagem do que ela vive. Ninguém posta momentos ruins no facebook e em outras redes sociais. Acho que a rede social por um ponto de vista, pode nos ajudar bastante em relação a manter contato com as pessoas que gostamos, mesmo de longe, ou até mesmo conhecer novas pessoas. Porém, não podemos saber se o que aquela pessoa posta, é o que ela vive de fato.

    Edgar Brito – Sala 16 – LBA – Noite.

    ResponderExcluir
  74. Passo pelo menos 08 horas do meu dia, conectada sem interrupções. E trabalhar com Redes Sócias, me fez ter uma visão diferente do Facebook.
    Hoje o enxergo como uma grande mídia, onde temos um grande número de anúncios de marcas de todos os tipos. Até o "butequinho" da esquina tem uma página. Por um lado isso é ótimo, pois é um instrumento de divulgação relativamente em conta que leva informação para o grande público, por outro, podemos nos deixar ser cada vez mais alienados, por acreditar fielmente em todas as informações que são veiculadas na rede.

    E para quem ainda acompanha diariamente a rede, já deve ter notado como as pessoas utilizam a rede social para se esconderem e destilarem todo o tipo de opinião preconceituosa, retrógrada e até mesmo ameaçadora.

    Ingrid Freitas
    Sala 24 noite - LBB


    Além disto, ainda percebemos que muitas das informações divulgadas na rede, são tidas como verdade absoluta, sem que as pessoas parem realmente para refletir sobre a informação.

    Há umas duas semanas atrás, o Facebook deu algum "bug" em sua rede, ficando fora do ar por cerca de 15 minutos, tempo suficiente para que grande portais de notícia anunciasse o acontecido como algo extremamente ameaçador a "paz do dia a dia".

    Não há duvidas da importância e presença do Facebook em nossas dúvidas. Não sabemos até quando ela será a "dominadora do momento". A tecnologia vem mudando em uma velocidade incalculável, sendo difícil dizer como será o amanhã.

    O grande desafio da população é, aprender a usar a internet sem se tornar refém de sua informação. Aprender a "ler e interpretar" informações.

    ResponderExcluir
  75. Como tudo que nos cerca a vida o Facebook, tem seus pontos positivos e negativos.

    Trabalho diretamente com o Facebook e positivamente, percebo-o não só como um canal de comunicação mas também como um excelente canal de vendas, já que ele muitas vezes é o espelho do que as empresas querem transmitir aos seus clientes.
    Por mais que divida opiniões, ele também é uma ferramenta de apoio à lutas que no dia-a-dia não são tão faladas, talvez por medo do julgamento dos outros, já na rede geralmente as pessoas costumam ter mais "coragem" e assim ele acaba impulsionando o assuntos também fora da rede.

    Negativamente, ainda existem informações não tão fundamentadas que são espalhadas, mas não por culpa da rede social apenas, mas também por culpa das pessoas que o utilizam.

    ResponderExcluir
  76. O uso do facebook é de fato uma grande ferramenta para atingir uma grande quantidade de pessoas. É de extrema importância também no segmento publicitário. Nele existe muitas fontes de dados, alguns relevantes e outros nem tanto. É preciso filtrar os conteúdos e estar ciente que aquilo pode não ser uma verdade absoluta como alguns usuários pregam.

    Andreza Vieira - LBA

    ResponderExcluir
  77. Atualmente, as pessoas usam o Facebook para saber da vida dos outros, fortalecer status e como a publicidade cresceu nessa rede social, pra conhecer e apoiar empresas também. Porém, o Fcebook é todo manipulado e mesmo a maioria das pessoas sabendo disso , o leva muito em consideração. A rapidez da informação e os compatilhamentos e curtidas, faz muitas vezes as pessoas terem essa rede social como a principal fonte de informação sobre o mundo.
    Até que as pessoas sabem do risco, da manipulação e tudo mais, mais elas gostam de usar mesmo e pelo visto não tem o que fazer para mudar.
    Porém pra mim não é a rede social preferida.

    Roberta Saturnino de Oliveira - PP Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  78. Participar de uma rede social com o facebook não é um problema, o grande problema é o quanto de tempo o usuário joga fora apenas indo e voltando com a barra de rolagem, há muita informação na rede social, grupos de conhecimentos, pessoas do mesmo circulo social, grupos de estudo a respeito de assuntos afins, a grande dificuldade é o usuário conseguir se manter focado e fugir das tentações que de stalkear. Eu utilizo o facebook para encontrar pessoas que gostam do mesmo assunto profissional que o meu, mas como qualquer ser internauta percebo que fiquei tempo demais apenas visualizando o que não irá agregar nada ao meu conhecimento. Então, oque devemos fazer é buscar compreender nossos desejos e filtrar quanto tempo devemos passar nas redes sociais, pois, como os programas do computador, as redes sociais tem sua função, se utilizarmos cada uma para uma função certa e com o tempo certo, conseguiremos passar nossos dias sem perceber que jogamos tempo fora com buscas inúteis.

    Kleber de Andrade | LBA noite | sala 16

    ResponderExcluir
  79. A utilização do Facebook em minha rotina se dá 24h por dia, pois como comunicador, analista de redes sociais, além de diversas mídias, tenho essa rede como uma das principais para atingir o target pretendido em cada ação que proponho.
    Infelizmente, ou felizmente, o Facebook se tornou uma ferramenta otimizada e de grande valia para o mercado publicitário, pois direciona e nos dá resultados quando se trata de direcionarmos uma campanha na rede.
    Minha preocupação é pensar que grande parte da população, conform o texto, só consome o que é proposto pela "Zuckernet", e que apesar de estar o tempo todo online nesta rede, procuro outros meios de informações que engrandeçam o meu trabalho, assim como minha formação de opinião e crescimento pessoal e profissional.

    Matheus Felipe - LBA PP Noite

    ResponderExcluir
  80. Baseado numa rede virtual de interação entre estudantes de uma universidade, o Facebook nasceu tímido, mas cresceu a ponto de tornar-se a mais conhecida e, consequentemente, a maior rede social do mundo. De notícias, publicidade, fotos e vídeos, textos opinativos à privacidade consentida, a flexibilidade de conteúdos deste site cria a aparência de que os usuários são livres para publicarem o que bem desejam, mas esta não é a verdade. O Facebook é um algoritmo composto por filtros de informações que limitam o acesso ao mundo sem barreiras da internet. Ele se assemelha cada vez mais a televisão, que seleciona e exibe somente aqueles fatos de seu interesse, com a diferença de que a audiência agora é representada por usuários com um pequeno poder de escolha da programação.

    Charlene Duarte - turma quarta/quinta a noite

    ResponderExcluir
  81. O Facebook vem crescendo cada vez mais, sempre com atualização de sua plataforma para deixar seus usuários mais a vontade, sendo assim, as pessoas usam o Facebook de maneira "Diário" fazendo com que a exposição do seu cotidiano seja compartilhada com com os seus outros seguidores.
    Os seus usuários à tem de forma insubstituível, fazendo com que a mesma seja parte do cotidiano.
    Washington Júnio PPLBB

    ResponderExcluir